Quem sou eu

Minha foto
Registrado no DETRA-MG desde 2002, o educador de trânsito Patrick Morais tem como maior objetivo forma condutores responsáveis e orientar aqueles que já possuem habilitação. Desta forma vem desenvolvendo trabalhos como este (Blog) com informações importantes para ajudá-lo a dirigir com segurança e responsabilidade.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Saiba como usar corretamente a embreagem


A manutenção do carro não é feita apenas na oficina. Revisões básicas para que o veículo não comece a dar trabalho com pouco tempo de uso devem ser feitas semanalmente. No entanto, todo dia o proprietário do veículo deve estar atento a certos cuidados ao dirigir, como não deixar o pé apoiado na embreagem quando o carro estiver parado no semáforo. Algumas dúvidas sobre os procedimentos que visam prolongar a vida útil do veículo. Confira.

Tenho um Corsa Hatch, modelo 2002. A embreagem dele está mais dura, isto é correto? - Jorge Luiz Duarte

A embreagem de um automóvel endurece com o tempo de uso, é normal. Mas isso só acontece depois de muitos anos. Em alguns casos, esse “peso” na embreagem indica desgaste, principalmente se estiver associada ao pedal alto, ou seja, quando o motorista precisa tirar bastante o pé para o veículo entrar em movimento. Contudo, um motorista mais zeloso consegue manter a embreagem suave por mais tempo. Uma boa dica é evitar de segurar o carro em subidas apenas na embreagem. Quando enfrentar uma ladeira e tiver de parar, pise no freio e se for o caso utilize também o freio de mão, mas evite ao máximo de manter o carro parado somente na embreagem. Também evite de ficar parado no semáforo com o pé fincado na embreagem e nas trocas de marcha pise até o final entre uma marcha e outra. Também nunca deixe o pé apoiado no pedal da embreagem quando estiver em movimento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário